Braga tem mais um monumento de interesse público, o Castelo da Dona Chica foi finalmente classificado. Pode ler-se no Diário do Minho:

Castelo de Dona Chica classificado como monumento de interesse público

BRAGA | 9 DE MARÇO DE 2013

O património arquitetónico e cultural de Braga ganhou mais um monumento de interesse público. Por despacho do secretário de Estado da Cultura, a classificação foi atribuída ao Castelo de Dona Chica, em Palmeira, deliberação que confirma tratar-se de «um valor cultural de importância nacional» e cuja deterioração definitiva representa um «dano grave para o património cultural». A decisão coloca o também designado Castelo de Palmeira numa extensa Zona Especial de Proteção.



Aqui no blogue comentaram-se as intervenções que o castelo sofreu durante a década de 90, e através do Ruin'Arte tivemos acesso a diversas fotos do interior e a uma descrição da sua história.

Esperemos que a Câmara Municipal de Braga (CMB), possa no futuro reconhecer a importância deste monumento e finalmente valoriza-lo, ao invés do que tem ocorrido. Devolver-lhe a dignidade e a identidade, valorizando também o espaço exterior, tornariam este monumento romântico numa atração incontornável da cidade de Braga. Em Barcelona procuram construir a Sagrada Família, com base em interpretações dos desenhos de Gaudi, em Braga nunca procuraram terminar este magnífico castelo.

Seria também de bom tom que a CMB, soubesse proteger outro dos imóveis que Ernesto Korrodi deixou em Braga, o palacete Domingo Afonso, que corre o risco de uma destruição quase total, para a construção de mais alguns apartamentos, que representam o progresso para alguns, mas que na verdade resultarão numa enorme perda para quase todos os bracarenses.
O Palacete Domingos Afonso no Bracarae.

Até quando vão os bracarenses permitir a destruição de diversos imóveis de enorme valor patrimonial?

Se avançar a construção do condomínio privado na Rua do Carvalhal, implicando a destruição da quase totalidade do palacete Domingos Afonso, entende que será?
Excelente
Bom
Regular
Mau
Péssimo
Create your own poll